TESE RECEBIDA:
Os professores não devem seguir uma ou outra teoria de aprendizagem, mas sim uma mistura de todas. Pode, por exemplo, misturar as abordagens Cognitivas, Humanistas e Sócio Cultural, de acordo com o a turma, estimulando a socialização e interação entre os alunos e o mundo, o autoconhecimento, o interesse, os sentidos, a afetividade.
TEXTO ARGUMENTATIVO:
A prática docente deve estar em sintonia com o mundo em que vivemos. Segundo Reis e Godói (2011) vivemos num mundo em constantes transformações, o qual traz novos desafios ao ambiente escolar,e geram novas necessidades relacionadas à prática docente.
A escola como local de ensino e aprendizado e o professor como facilitador deste processo, precisa ter conhecimento sobre as principais teorias de aprendizagem e consciência sobre a influência das mesmas. Pois estas, poderão auxiliar na compreensão das causas das dificuldades reveladas pelos alunos, proporcionando uma formação mais adequada e orientando sobre como as pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, entre outros.
Tendo como base a abordagem humanista, que diz que "o homem é considerado como uma pessoa situada no mundo e é único, quer em sua vida interior, quer em suas percepções e avaliações do mundo"; acredito na tese recebida, afirmando que o professor precisa lançar mão das teorias, levando sempre em consideração o seu aluno. Uma frase utilizada por Karl Max que pode orientar a prática do professor é "De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades.
Os professores não devem seguir uma ou outra teoria de aprendizagem, mas sim uma mistura de todas. Pode, por exemplo, misturar as abordagens Cognitivas, Humanistas e Sócio Cultural, de acordo com o a turma, estimulando a socialização e interação entre os alunos e o mundo, o autoconhecimento, o interesse, os sentidos, a afetividade.
TEXTO ARGUMENTATIVO:
A prática docente deve estar em sintonia com o mundo em que vivemos. Segundo Reis e Godói (2011) vivemos num mundo em constantes transformações, o qual traz novos desafios ao ambiente escolar,e geram novas necessidades relacionadas à prática docente.
A escola como local de ensino e aprendizado e o professor como facilitador deste processo, precisa ter conhecimento sobre as principais teorias de aprendizagem e consciência sobre a influência das mesmas. Pois estas, poderão auxiliar na compreensão das causas das dificuldades reveladas pelos alunos, proporcionando uma formação mais adequada e orientando sobre como as pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, entre outros.
Tendo como base a abordagem humanista, que diz que "o homem é considerado como uma pessoa situada no mundo e é único, quer em sua vida interior, quer em suas percepções e avaliações do mundo"; acredito na tese recebida, afirmando que o professor precisa lançar mão das teorias, levando sempre em consideração o seu aluno. Uma frase utilizada por Karl Max que pode orientar a prática do professor é "De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades.
O professor deve ver o aluno como um todo, ou seja, uma abordagem mais
humanista, havendo a necessidade de adequar a prática da docência a
realidade de cada aluno ou grupo cultural/social, logicamente mesclado e
ponderando com as teorias de aprendizagem conhecidas.
Vivemos em mundo em constante transformação, da
qual temos que estar nos atualizado constantemente e devemos trazer essa
realidade para a prática dos nossos alunos, fazendo com que as
dificuldades dos alunos possam ser percebida mais facilmente e onde
podemos ajudar a esses alunos. O professor precisa sempre estar atualizado para
poder intervir no processo de ensino aprendizagem, e agir de acordo com a
necessidade do aluno.
REFERÊNCIAS:
- Aprendizagem e docência digital. Edna dos Reis.
- http://educarparacrescer.abril.com.br
- http://www.espirito.org.br/portal/palestras/piaget/afetividade.html).
- Avaliação de software educativo
Avaliador:
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Mayara Capucho Costa
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Nome do software:
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Edilim
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Objetivos educacionais:
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O sistema Lim é
um ambiente para a criação de materiais educativos, composto por um editor de
atividades (EdiLim), um visualizador (LIM) e um arquivo em formato XML
(livro) que define as propriedades do livro e as diferentes páginas que o
compõem .
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Acesso:
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Classificação (3-sempre, 2-muitas
vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem
avaliar).
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Apresentação
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1
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Pode apresentar um assunto através de suas
páginas.
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Consulta
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N
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Pergunta/resposta
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1
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Possibilita criar atividades de
pergunta/resposta
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Tutor inteligente
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N
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Construção
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3
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É um ambiente de criação.
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Jogo
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2
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Ao utilizar o livro interativo o aluno explora aspectos lúdicos.
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Simulação
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0
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Micromundo
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0
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Programação
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3
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Um programa para produzir livro interativo.
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Comunicação
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1
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Permite a publicação do livro na Internet
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Cooperação
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N
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Usabilidade(3-sempre, 2-muitas vezes,
1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
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Presteza
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1
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O programa não conduz o usuário, é preciso
saber como utilizá-lo.
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Agrupamento
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3
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Possui uma interface com os elementos bem
agrupados.
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Feedback imediato
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1
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Durante a produção do livro não há feedback.
Não há respostas do sistema às ações do usuário.
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Ações explícitas
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3
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O computador processa somente ações solicitadas pelo
usuário e apenas quando solicitado a fazê-lo.
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Controle do usuário
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3
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O usuário estar sempre no controle do processamento do
sistema.
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Consistência
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3
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Os procedimentos e comandos são mais bem reconhecidos,
localizados e utilizados,pois seu
formato são estáveis de uma seção para
outra
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Significado
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3
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Os códigos de denominações são claros e significativos para
os usuários do sistema.
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Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas
vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem
avaliar).
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Lembrar
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3
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Ao produzir e utilizar o livro interativo.
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Entender
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3
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Utiliza a informação
em contextos diferentes.
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Aplicar
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3
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O software permite a aplicação do
conhecimento em situações concretas.
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Analisar
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3
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As páginas podem ser
descritivas/informativas ou interativas.
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Avaliar
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3
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Permite avaliar o usuário ao utilizar as
páginas.
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Criar
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3 |
Antes de criar o livro pode-se planejar seu
conteúdo e os tipos de páginas na
sequência em que serão criadas.
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