Algumas Produções

DEBATENDO TESE

TESE RECEBIDA:
Os professores não devem seguir uma ou outra teoria de aprendizagem, mas sim uma mistura de todas. Pode, por exemplo, misturar as abordagens Cognitivas, Humanistas e Sócio Cultural, de acordo com o a turma, estimulando a socialização e interação entre os alunos e o mundo, o autoconhecimento, o interesse, os sentidos, a afetividade.

TEXTO ARGUMENTATIVO:
A prática docente deve estar em sintonia com o mundo em que vivemos. Segundo Reis e Godói (2011) vivemos num mundo em constantes transformações, o qual traz novos desafios ao ambiente escolar,e geram novas necessidades relacionadas à prática docente.
A escola como local de ensino e aprendizado e o professor como facilitador deste processo, precisa ter conhecimento sobre as principais teorias de aprendizagem e consciência sobre a influência das mesmas. Pois estas, poderão auxiliar na compreensão das causas das dificuldades reveladas pelos alunos, proporcionando uma formação mais adequada e orientando sobre como as pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, entre outros.
Tendo como base a abordagem humanista, que diz que "o homem é considerado como uma pessoa situada no mundo e é único, quer em sua vida interior, quer em suas percepções e avaliações do mundo"; acredito na tese recebida, afirmando que o professor precisa lançar mão das teorias, levando sempre em consideração o seu aluno. Uma frase utilizada por Karl Max que pode orientar a prática do professor é "De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades.
O professor deve ver o aluno como um todo, ou seja, uma abordagem mais humanista, havendo a necessidade de adequar a prática da docência a realidade de cada aluno ou grupo cultural/social, logicamente mesclado e ponderando com as teorias de aprendizagem conhecidas.
Vivemos em mundo em constante transformação, da qual temos que estar nos atualizado constantemente e devemos trazer essa realidade para a prática dos nossos alunos, fazendo com que as dificuldades dos alunos possam ser percebida mais facilmente e onde podemos ajudar a esses alunos. O professor precisa sempre estar atualizado para poder intervir no processo de ensino aprendizagem, e agir de acordo com a necessidade do aluno. 
REFERÊNCIAS:


  • Avaliação de software educativo

Avaliador:
   
 Mayara Capucho Costa
Nome do software:

 Edilim
Objetivos educacionais:

 O sistema Lim é um ambiente para a criação de materiais educativos, composto por um editor de atividades (EdiLim), um visualizador (LIM) e um arquivo em formato XML (livro) que define as propriedades do livro e as diferentes páginas que o compõem .
Acesso:

Classificação (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Apresentação
1
 Pode apresentar um assunto através de suas páginas.
Consulta
N
Pergunta/resposta
1
 Possibilita criar atividades de pergunta/resposta
Tutor inteligente
N
Construção
3
 É um ambiente de criação.
Jogo
2
 Ao utilizar o livro interativo  o aluno explora aspectos lúdicos.
Simulação
0
Micromundo
0
Programação
3
 Um programa para produzir livro interativo.
Comunicação
1
 Permite a publicação do livro na Internet
Cooperação
N
Usabilidade(3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Presteza
1
 O programa não conduz o usuário, é preciso saber como utilizá-lo.
Agrupamento
3
 Possui uma interface com os elementos bem agrupados.
Feedback imediato
1
 Durante a produção do livro não há feedback.  Não há respostas do sistema às ações do usuário.
Ações explícitas
3
O computador processa somente ações solicitadas pelo usuário e apenas quando solicitado a fazê-lo.
Controle do usuário
3
O usuário estar sempre no controle do processamento do sistema.
Consistência
3
Os procedimentos e comandos são mais bem reconhecidos, localizados e utilizados,pois  seu formato são estáveis  de uma seção para outra
Significado
3
Os códigos de denominações são claros e significativos para os usuários do sistema.
Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes, 0-nunca, N-não se aplica, “em branco” – ainda sem avaliar).
Lembrar
3
  Ao produzir e utilizar o livro interativo.
Entender
3
  Utiliza a informação em contextos diferentes.
Aplicar
3
  O software permite a aplicação do conhecimento em situações concretas.
Analisar
3
  As páginas podem ser descritivas/informativas ou interativas.
Avaliar
3
 Permite avaliar o usuário ao utilizar as páginas.
Criar

3
 Antes de criar o livro pode-se planejar seu conteúdo e os tipos de páginas    na sequência em que serão criadas.

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